Professores aprovam indicativo pelo fim da greve na UFSM

Foto: Karoline Rosa (Sedufsm)

Professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovaram um indicativo pelo fim da greve. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (19), durante uma assembleia realizada no auditório Flávio Miguel Schneider, anexo ao prédio 42 do Centro de Ciências Rurais (CCR). A informação ainda será enviada ao Comando Nacional de Greve dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) que vai definir a permanência ou não da greve nacional. 


​  + Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O indicativo da saída da greve foi aprovado com 70 votos a favor e 50 contrários. Após a assembleia, a decisão será enviada pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm) ao Comando Nacional de Greve, que vai avaliar as respostas de todas as seções sindicais envolvidas. Se a decisão pelo encerramento for aprovada, a greve deve terminar em 25 de junho.

– Foi um debate importante, em que diversos pontos de vista foram colocados, e a decisão foi por esse indicativo de fim de greve para o dia 25. Nós vamos enviar a decisão da assembleia de hoje para a Andes que vai receber a decisão de todas as instituições do país, sistematizar as informações e enviar orientações para os comandos locais de greve – afirma Márcia Morschbacher, vice-presidente da Sedufsm.

Ainda conforme Márcia, a assembleia também discutiu e avaliou as últimas propostas do governo junto aos professores:

– As propostas do governo atendem parcialmente o que a categoria vinha reivindicando. Mas analisamos pelo ponto de vista de que, por um lado, o governo encerrou as negociações e, por outro, a greve tem se estendido e perdido força. Então, a partir dessa avaliação, a decisão foi tomada.

Por se tratar de uma decisão conjunta, o fim da greve ainda depende do retorno do Comando Nacional de Greve. Se a opção de saída se confirmar, uma nova assembleia ocorrerá para marcar o encerramento de forma oficial. Iniciada em 25 de abril, a greve dura quase dois meses. Entre as reivindicações da categoria, estão recomposição salarial e reestruturação dos planos de carreira. 


Leia também: 

Universidades de Santa Maria devem auxiliar na reconstrução da Quarta Colônia

Maratona de inovação para escolas de Ensino Médio inicia na próxima semana em Santa Maria

Justiça solta segundo acusado de envolvimento na morte de mulher durante ritual religioso em cemitério de Formigueiro


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Thais Immig

POR

Thais Immig

thais.immig@diariosm.com.br

Mortes por dengue sobem para 253 no Estado; Santa Maria é a 5ª cidade com mais óbitos Anterior

Mortes por dengue sobem para 253 no Estado; Santa Maria é a 5ª cidade com mais óbitos

Prêmio reconhece mulheres que impactam a nossa comunidade Próximo

Prêmio reconhece mulheres que impactam a nossa comunidade

Geral